Sobre escrever

Por Janaina Freitas Calado e Ivan Rubens



A escrita te escolheu

A escrita me escolheu

Escrevendo, te convido a escrever.

Vamos escrever juntos? Escrever pelo simples prazer de escrever.

Escrever sobre ESCREVER? 


Mas como? 

Você me escolheu para escrever ou foi a escrita que nos juntou para ela?

Será que já estamos escrevendo?


Talvez. Em comum temos o fato de escrevermos pela alegria de escrever. 

Não escrevemos pela obrigação, mas pela alegria.


Sim!! Já topei! O texto começou no convite.

Mas eu só escrevo o óbvio.


Não pretendemos escrever nada complexo, mas algo simples. 

Tão simples quanto o desejo que nos toma neste momento da escrita. 

Neste encontro inusitado que começou nas leituras de um e outro. 

É preciso dizer o óbvio, por mais que ele seja óbvio.

Mas um óbvio que salta aos olhos. 

Um óbvio que pode passar despercebido. 

Então, como enxergar o óbvio para dizer do óbvio?


Eu não sabia que sabia escrever.

Mas eu escrevia, e ainda escrevo, com amor.

Acho que o amor faz a gente transbordar em palavras o que sente,

aí, a gente escreve.


Escrevemos pelo simples prazer de escrever.

Escrevemos por uma escolha, 

mas não uma escolha nossa, 

não por uma escolha desse sujeito ocidental, moderno, racional, cristão blábláblá… 

Mas por uma escolha modesta, 

Uma escolha que não foi nossa mas foi do texto. 

O texto que nos escolheu!!


É, acho que é isso.

Por isso escrevemos, porque não temos escolha.

Quando você dá fé, já saiu.

O dedo no teclado, a caneta no papel são mais rápidos em expressar nosso querer.


Escrever é desenrolar os fios de pensamento que estão enrolados dentro da gente. 

Escrever é uma arte democrática. Não precisa muita coisa, não. Basta sentar e escrever.

Seja uma carta, seja uma dissertação

Seja um bilhete, seja uma tese.

Seja um texto, seja um livro.

Basta pensar, pensar, pensar, sentar e escrever.


Que coisa bonita de se dizer, 

Quero dizer, de se escrever!

“Escrever é desenrolar os fios de pensamento que estão enrolados dentro da gente”

Acho que tenho muita coisa enrolada dentro de mim, 

e quando escrevo, me sinto aliviada.

Eu tenho um monte de cartas escritas e não enviadas,

bilhetes de amor, textos não publicados, fragmentos que não servem de nada.

Escrever torna o pesado leve,

torna o superficial profundo.

É um suspiro de amor aliviado.


….Por fora da cabeça, os fios de cabelo podem estar lisos, 

podem estar cacheados, podem estar enrolados. 

Mas os fios que ficam dentro da cabeça, esses são todos enrolados, muito enrolados. 

Os pensamentos são uma espécie de bolo de linhas, 

dentro da cabeça, dentro do corpo está tudo embolado. 

Escrever é um jeito de desenrolar. 

Você encontra uma ponta, puxa, desenrola um pouquinho, mais um pouquinho e segue.


Mas realmente se a gente parar pra pensar assim, 

desse jeito que você me propôs,

fica tudo muito complexo mesmo. 

Até quando se escreve o óbvio.


O óbvio se torna óbvio depois de descoberto. 

Antes de descoberto, mesmo o óbvio é mistério, é ‘não saber’. 

Então, como enxergar, como ver, como dizer do óbvio,

Como transformar o óbvio num conjunto de palavras?

Porque mesmo óbvio tem uma complexidade.


E escrever é parte também

Pois de tudo que a gente vive, sente e experimenta, 

a gente só consegue expressar uma parte.

A parte que transborda na escrita.

Acho importante Ser Parte na escrita, 

Porque a escrita só se completa quando o outro ler

E quando o outro ler já não é mais o que a gente quis escrever, 

mas o que atravessou quem leu.


Entendo escrever como um processo de elaboração.

Os fios de cabelo enrolado ou os fios, 

as linhas enroladas são uma imagem do pensamento. 

No início, é uma massa disforme. Com nosso trabalho de elaboração, 

vai ganhando contorno, vai ganhando forma. Escrever é, entre outras possibilidades,

esse trabalho de elaboração, de escultura, de dar alguma forma.

Agora, o que o/a outro/a, leitor e leitora farão com o texto, aí é com eles.

Trata-se de uma experiência de liberdade: a liberdade de pensar.

Quando releio textos antigos, fragmentos abandonados, anotações esparsas,

sinto como se me encontrasse com alguém que eu já fui.


Eu também, esse encontro me causa sensações diferentes.

Eu tento entender o que eu estava vivendo naquela hora, para ter escrito aquilo. 

Aquele texto antigo me atravessa diferente.

Às vezes dói, dá saudade.

Às vezes dá orgulho e sinto esperança.


Quando sinto beleza em algo que escrevi

quando leio e sinto que ficou realmente bonito, 

isso me dá esperança. A beleza me dá esperança, 

uma esperança freiriana, uma esperança ativa.

E me faz escrever mais pois a beleza é forte

A arte, a beleza, a estética pode produzir uma nova ética 

A beleza é capaz de abrir possibilidades de uma nova sensibilidade 


Acho que a escrita é esperança.

Não é uma esperança parada, inerte, que espera o sol inevitavelmente se pôr. 

É uma esperança ativa, que faz acontecer o que a gente quer. 

Aí depois de ter muito feito, de ter muito agido, de ter muito escrito... 

Você espera…

Espera o alívio de ter desenrolado um pouquinho o nó que tinha na cabeça,

espera alguém ler 

e espera que aquilo faça algum sentido.

A escrita espera com esperança. 


A escrita nos moveu, nos escolheu

Éramos um, dois e, juntos, somos mais que três


Escrever é verbo, é o ato de pôr palavra com palavra. 

Por COM, com por. 

Compor.

Palavra que se abraçam, 

palavras de mãos dadas, 

palavras faladas,

palavras coladas, 

palavras contadas, 

palavras inventadas,

palavras caladas,

palavras vividas.

Palavras que vão se compondo, compondo frases.


O destino dos escritores

desembaraçar ideias

criar estratégias


Escritores amadores, criadores de possibilidades,

fazedores de convites, relógios

despertadores de interesses, de sonhos e desejos


O destino dos escritores

eternizar suas dores, temores,

saberes, sabores e amores.


Você ainda está aí?

Estou.

Estou escrevendo.

Às vezes, tenho dificuldades de parar de escrever

Será que alguém vai nos ler?


Talvez.

Mas agora isso não é mais conosco.

Espero que esta composição toque

toque cabeças e corações,

toque flautas e violões, 

e que faça alguém sorrir.


Quem escreve?


Dia desses, numa conversa com uma amiga professora e escritora, nos perguntávamos: quem é escritor? quem é escritora? e essa pergunta acende, ecoa, ascende, ressoa. E a conversa rolava: 

- Escrevemos pelo simples prazer se escrever. Escrevemos por uma escolha, mas não uma escolha nossa, não por uma escolha de um suposto sujeito ocidental, moderno, racional, cristão blábláblá… Mas por uma escolha modesta, uma escolha que não foi nossa mas uma escolha que foi do próprio texto. O texto é quem escolhe.

- Ao sentar para escrever, não se pretende escrever nada complexo, mas algo simples. Tão simples quanto o desejo que nos toma no momento da escrita. Neste encontro inusitado que via de regra começa ou recomeça na leitura de outros textos, nesse encontro inusitado de ser e texto, texto e ser, tanto texto quanto escritores se fazem no processo da escrita. Parece óbvio e, por mais que ele seja óbvio, que salte aos olhos, pode passar despercebido. Então, como enxergar o óbvio para dizer do óbvio?

O óbvio se torna óbvio depois de descoberto. Antes de descoberto, mesmo o óbvio é mistério, é não saber. Então, como enxergar, como ver, como dizer do óbvio, como transformar o óbvio num conjunto de palavras? porque mesmo óbvio tem uma complexidade. Por fora da cabeça os fios de cabelo podem estar lisos, podem estar cacheados, podem estar enrolados. Mas os fios que ficam dentro da cabeça, esses são todos enrolados, muito enrolados. Os pensamentos são uma espécie de bolo de linhas, dentro da cabeça, dentro do corpo está tudo embolado. Escrever é um jeito de desembolar, escrever é um jeito de desenrolar. Você encontra uma ponta, puxa, desenrola um pouquinho, mais um pouquinho e segue. Escrever é desenrolar os fios de pensamento que estão enrolados dentro da gente. 

Escrever é uma arte democrática. Não precisa muita coisa, não. Basta sentar e escrever. Seja uma carta, seja uma dissertação, seja um bilhete, seja uma tese. Seja um texto, seja um livro. Claro que cada texto tem seu rigor, uns tem o rigor acadêmico, o rigor científico, rigor metodológico, rigor temático. Rigor ético, rigor estético, rigor político. Rigor ético-estético-político. Escrever é também um exercício de liberdade, de libertação, de elaboração, é como se você tirando de dentro de si algo que nem mesmo você sabe bem o que é, liberando o espaço para começar tudo de novo. Algo que te tocou, algo que te atravessou, que te incomodou, algo que ficou em ti e, elaborado, já pode ganhar alguma forma e, saindo, liberar o espaço para começar tudo de novo.

No fundo é muito simples: deixar-se afetar pelo mundo, ler, pensar, pensar, pensar, sentar e escrever. Então, quem é escritor? quem é escritora?

Talvez seja mais fácil dizer quem não é. Não é escritor, não é escritora quem não escreve. Porque Escrever é inscrever-se. Então, quem escreve é...



Garupa de moto amarela


leia o texto abaixo ouvindo a canção. clique aqui:  



Tim Bernardes é um jovem artista. Nascido em 1991, é cantor, compositor e produtor. Eu já o conhecia antes mesmo de conhecê-lo. (rs)

Tim Tom Tim Tom… Em 2013, o tropicalista Tom Zé gravou "Papa Francisco Perdoa Tom Zé", leitura das redes sociais como tribunal para condenação sumária de comportamentos e pessoas: o feicebuqui como tribunal da santa sé. Para minha surpresa, a canção não é criação de Tom Zé mas de Tim Bernardes. Interessante saber da obra e depois saber de seu criador.

Também de Tim Bernardes, “BB (garupa de moto amarela)”, diz assim:

Tudo em volta tem me confirmado, bebê / Que eu e você somos coisa de alma / O universo tem deixado claro, bebê / Só quem não quer ver, não enxerga / Namora comigo, eu namoro com você / Garupa de moto amarela / É meu feriado favorito, você / Quem eu quero ser tem que estar do seu lado

Um rapaz recebeu essa canção de sua namorada. Ela costuma ouvir atentamente a letra das canções, descobrir os mistérios da música, desvendar os mundos que os artistas apresentam em suas obras de arte. Uma obra de arte cria, apresenta, revela mundos. Soledad, a garota, costuma ouvir repetidas vezes, buscar, mergulhar, ela tem o bom hábito de habitar as canções. Fã de Belchior, Soledad é boa ouvinte das melodias, cantora atenta aos andamentos, leitora das letras. Surpreso com a descoberta da namorada, Gira, o rapaz, gostou de “é meu feriado favorito, você”: um feriado para ter o tempo para si, ser soberano do próprio tempo, senhor da própria vida. Surpreso também com “quem eu quero ser tem que estar do seu lado”: muito bonito pensar que ‘não se é’ mas ‘se esforça para ser’ algo de interessante e, para tanto, estar ao lado de Soledad é fundamental, é belo, é necessário. Para ele, é possível ser quem ele deseja se ao lado dela: ele Gira, ela sol.

Já me apaixonei ficando cego, bebê / Com você eu sonho de olho aberto / Quero amar e sempre ver de perto você / Vamos explorar Santa Cecília, bebê / Eu sigo você sossegado / Pode me seguir também, vou te fazer bem

Bonito pensar numa paixão às cegas, de olhos fechados como num sonho. Será que no sonho vemos mais de perto? e, ligando as duas partes da canção, se eles estão na moto amarela, ele pilota com ela na garupa, ela pilota com ele na garupa. Sobre a moto, piloto e garupa estão praticamente grudados, bem perto, garupa abraçado à pilota: “sigo você sossegado”.

Podemos curtir de mãos dadas / Você muda tudo, e tudo fica tão bem / Mil cores, melhores amigos / Nós não vamos mais ser tão sozinhos, bebê / Conto com você, pode contar comigo

Soledad acorda de um jeito, passa o dia de outro e anoitece uma terceira pessoa. Soledad é pura mudança. Já o rapaz, Gira, se adapta às mudanças de sol, mexe, remexe, faz, refaz, satisfaz os caprichos dela. Ela, cantora. Ele, caprichoso dançarino. O que seria “curtir de mãos dadas”, mas ela soltou as mãos dele: nem dança nem cantoria, nem garupa de moto amarela. A moto amarela foi encostada.

Bom pensar nas possíveis histórias de amor que uma canção pode embalar. BB (garupa da moto amarela), é uma canção de Tim Bernardes.


Ivan Rubens

publicado no Jornal Cidade de Rio Claro em 03 de setembro de 2023


Tim Bernardes
BB (garupa de moto amarela)


alegria do samba

quando o samba me pega, é assim
entro na roda com pandeiro e tamborim
canto com uma alegria que 
que parece nunca ter fim

Quando o samba me chama, é de esquentar
entro na roda com o reco-reco e o ganzá
toco com a alegria que
parece nunca acabar

Quando ele me sacode, é pra balançar
caio no samba com o corpo querendo sambar
e danço com a alegria que
parece nunca terminar

o samba é alegria
o samba tem energia
é a melhor parte de mim
o samba é a melhor parte de mim

Ébrios, bêbados e loucos


Que sejamos nós os ébrios

Os que espalham, régios,

O mundano evangelho das esquinas!


Proclamemos, nós, sinais 

Do fígado das horas

E as canções profanas!


Não nos dobremos, nós

À putrefata voz do algoz

Que nos sublima!


Devoremos, sim, a vida

A sina, os dias, os anos

Intrépidos? Profanos!


Que sejamos nós os bêbados

que caminham, trôpegos,

As esquinas mundanas da cidade fria


Beberemos, nós, sinais

Do trânsito acelerado

E da vida q circula intensa.


Só nos dobremos, nós 

À marquise úmida 

Que nos abriga


Devoremos, sim, a vida

A sina, os dias, os anos

Artrópodes? Profanos!


Que sejamos nós os loucos

Os que empurram, poucos,

Carrinhos, papelões, amigos fiéis


Reclamemos, nós, sinais

Do muro alto que separa

E do portão que aprisiona


Só nos dobremos, nós

À beleza da arte

Que nos liberta


Devoremos, sim, a vida

A sina, os dias, os anos

Antropófagos profanos!



(Nuno Moraes e Ivan Rubens)

pensamento e sonho


Penso em ti todos os dias

sempre que pisco, penso em ti

quando respiro, penso em ti

logo que acordo, penso em ti

na caminhada, penso em ti


Só quando durmo não penso em ti

dormir é a melhor parte da saudade

dormir é sonhar contigo.

Sonho que andamos na rua de mãos dadas

que paramos na esquina a rir da cidade

sonho que escolhemos vestidos

sonho que espio você violando a cortina do provador 

sonho com teu corpo doando beleza aos vestidos

sonho que toco tua mão no banco de trás do uber

sonho com você na minha cama 

cama onde te amo.

te amo como se fosse a primeira vez

te amo como se fosse a última vez

te amo em pé diante da pista vazia esperando aviões

te amo no sofá

te amo na rede

te amo debaixo do chuveiro

te amo de todo jeito 

com beijos intermináveis

beijos longos e infinitos

te amo do jeito mais bonito, com amor e sexo

latifúndio e invasão

selvagerias, paganismos, 

divino e animal


um casal que conseguiu fazer a mistura fina

sentiu tudo isso junto

mas não teve tempo para viver tudo isso junto

um sonho

bonito e divinal

belíssimo início



Fruta de rua

Feira?

Feira eu faço lá fora.

Fruta eu pego na rua. 

Figo não tem, 

mas tem mamão, jambo, cajú.

Manga tem de sobra, fartura açaí. 

Procurando bem tem acerola, goiaba,  talvez amora 

tudo com gosto de rua,

tudo pra coletar

coletar

Feira de fruta faço lá fora.

Feira de fruta faço na rua.


Ivan Rubens

Que mundo é esse?


ouça este texto na voz doce da professora Graziella Jordão Marcucci

clique no link acima para ouvir



Este texto tem como título: Que mundo é esse?

mas poderia ser: Um pouquinho por dia...



Nasce um bebê. É linda essa cena. O choro da criança aparece como um símbolo, como um grito: cheguei! Mas, cheguei onde? que mundo é esse?


Coloque-se no lugar do bebê. Você fica cerca de 40 semanas dentro de uma barriga, protegido, protegida, recebendo tudo que precisa para sobreviver. Até que um dia, você, bebê, sai da barriga e vai para o mundo. Mas que mundo é esse?


Um bebê não fala. Mas, se falasse, o que diria?

O que você, bebê, diria na chegada a este nosso mundo? 


Então você deixa aquele mundo de água, passa por um aperto danado, uma passagem estreita e é lançado/a para fora. Mãos te tocam, te enrolam em panos, dedo na tua boca, no teu nariz e teus olhos… E tem um choque térmico: se num hospital, certamente uma sala com ar condicionado em baixa temperatura, se numa aldeia na floresta provavelmente calor, muito calor. E seus braços se movem, pernas, mãos se movem, e coisas que você não conhece tocam no seu corpo, toalhas, paninhos, mãos, algodão. E um monte de ruído toca seus ouvidos, cheiros e tal, um mamilo encontra tua boca… o que te resta é sentir, sentir e sentir.


Ou seja, sua primeira relação com este mundo extra_uterino acontece nos cinco sentidos: audição, olfato, tato e, até, visão e paladar. Ouvidos, nariz, pele, e até os olhos e a língua são intensamente estimulados, mas você não tem palavras para dizer o que te acontece, ainda não tem linguagem, consciência, razão, isso virá com o tempo. Pelo menos não esta linguagem e esta razão que mobilizamos ao ler (e escrever) este texto. O que está operando em você, bebê, talvez uma experimentação intensiva. Você está nascendo para uma (muitas) vida(s) neste mundo. A primeira relação com este mundo fora do útero é sensível e, acredito, a sensibilidade pode ser cultivada durante a vida.


Tem uma palavra para dizer da “apreensão pelos sentidos”, dessa “percepção”. Estética deriva da palavra grega ‘aisthesis’, é uma forma de conhecer, de apreender o mundo através dos cinco sentidos. Uma música, exemplo de obra de arte, é uma criação humana que toca nossos ouvidos. Uma tela, exemplo de obra de arte, é uma criação humana que toca nossos olhos. Uma poesia, literatura, dança, ou o cheiro de uma comida, um prato bonito, o barulho da cerveja caindo no copo, o cheiro do vinho, a cor do suco da fruta colhida do pé, tudo isso vai criando um desejo. Estamos falando de um cultivo da sensibilidade que nos torna mais humanos, um pouquinho por dia. 


‘O contrário também sei que pode acontecer’: podemos cultivar sementinhas de medo e ódio, um pouquinho por dia. Acredito nas belezas como produtoras de sensibilidades e de uma humanidade mais interessante. Quero sugerir duas obras de arte: JEITO TUCUJÚ, de Joãozinho Gomes e Val Milhomem, (hino popular do Amapá); e SABOR AÇAÍ, de Joãozinho Gomes e Nilson Chaves, homenagem a esse alimento maravilhoso que é o açaí. A Música Popular Amapaense é um mundo de beleza e poesia. Um pouquinho por dia.


Ivan Rubens

Educador popular



JEITO TUCUJÚ, de Joãozinho Gomes e Val Milhomem. Por Grupo Senzalas


SABOR AÇAÍ, de Joãozinho Gomes e Nilson Chaves. Por Nilson Chaves.


Publicado no Jornal Cidade de Rio Claro em 8 de agosto de 2023.





Todo seu querer

Leia o texto ouvindo a canção. clique aqui 



No dia dos namorados encontrei uma bela canção. Trata-se de TODO SEU QUERER, interpretada por Mariene de Castro e Roberto Mendes. Pesquisando um pouco a respeito da canção, descobri tratar-se de uma composição dos baianos Roberto Mendes e José Carlos Capinan. Fazer música e fazer poesia é uma espécie de artesanato, músico e poeta são um tanto escultores. O poeta escolhe criteriosamente algumas palavras e vai esculpindo uma a uma, palavra por palavra, depois começa a juntar as palavras esculpidas, vai esculpindo as frases, linha por linha, vai esculpindo sua obra de arte. Com o músico imagino que seja parecido, escolhe sons, acordes, vai esculpindo, esculpindo, vai esculpindo cuidadosa e criteriosamente sua obra de arte.

No dia dos namorados uma bela canção me encontrou. Eu estava distraído quando a canção passou por mim produzindo um primeiro afeto quase imperceptível. Insistente, a canção se fez presença. Então pensei: “opa, aí tem coisa”. Ato contínuo, peguei o celular, abri o aplicativo e coloquei minha atenção tanto na letra quanto na melodia. A canção diz assim:

Quando o amor olha pra você querendo te prender nos braços de alguém / quando o amor fala pra você com palavras loucas todo o seu querer / E quando o amor tem sabor de fruta colhe em tua boca a manga madura / em tua mão em fogo acende o teu corpo tira a tua roupa procurando a flor.
Ai amor diga sorrindo / ai amor / seja bem vindo / ai amor / diga chorando, amor, você chegou / Ai amor diga que volta / ai amor / beijo de adeus quando se for.

Os afetos iniciais produzidos nesse lindo encontro canção e ouvinte me levaram pelo caminho de pensar numa declaração de amor. Uma pessoa dizendo palavras verdadeiras, belas e apaixonadas para uma outra pessoa. Desconfiado que uma obra de arte guarda belezas com força de produzir mais e mais beleza, lancei ainda mais atenção para a escultura. O que estaria escondendo nessa letra o poeta? e isso me levou a um segundo afeto.

O amor da canção não é um sentimento mas um personagem. É o amor que olha, é o amor que deseja, é o amor que fala com poucas palavras. Na obra, o amor tem sabor de fruta, o amor colhe, é o amor quem coloca fogo nas mãos e tocam um corpo que, em chamas, tira a roupa. Mas não tira a toa. Motivado pela força do amor, a mão procura uma flor. Uma flor. É muito bonito isso: a mão em chama de amor procurando a flor.

Então o poeta pede ao amor para dizer, o poeta pede ao amor para sorrir. O poeta dá as boas vindas ao amor e chora, certamente de alegria para celebrar a chegada do amor. Nós, ouvintes e admiradores da obra, nós que sentimos a beleza enchendo o peito com esperança na vida, nas belezas da vida e na maravilhosa oportunidade de viver, de respirar, nós que sentimos os raios de sol queimando a pele, nós que sentimos as gotas da chuva molhando a pele, o vento beijando o rosto, ainda seremos capazes de sentir a alegria e a leveza de não precisar carregar nada para poder sentir e pensar. Sentir e pensar, fechar os olhos e sentir a beleza atravessar e, atravessando, produzir novidades: novas formas de sentir e pensar.

E assim como vem, o amor vai. Então vá, que seja leve e que seja forte o suficiente para voltar. Para ir quando for o momento de ir e voltar quando for momento de voltar. Voltar modificado, voltar verdadeiro, voltar saboroso. Nas idas e vindas, vamos esculpindo o amor, vamos fazendo da vida uma obra de arte.

Ivan Rubens

Artesão de palavras





dedico ao artista José Celso Martinez Corrêa


publicado no Jornal Cidade de Rio Claro na edição de 11/julho/2023


Sobre escola, água e felicidade


Aconteceu na cidade de Cáceres, Mato Grosso, nas cabeceiras do rio Paraguai. O rio Paraguai é afluente do rio Paraná, bacia do rio da Prata. O rio Paraguai nasce na cidade de Alto Paraguai/MT, passa pela Bolívia, atravessa o Paraguai e derrama suas águas no rio Paraná, lá na Argentina.


Observando papagaios, periquitos, araras, maracanãs, calopsitas frequentando o rio, os povos indígenas diziam ‘Ysyry Paraguái’ que na língua guarani antiga quer dizer ‘rio dos paraguás’. ‘Paraguá’ é uma espécie de psitacídeo (ordem de aves), e ‘y’ significa rio.


Pois bem, aconteceu na margem esquerda do rio Paraguai. Dois amigos, desses que compartilham uma vida de estudo, de trabalho e de luta, experimentavam a alegria de ser professor em mais uma tentativa. Ambos envolvidos com um livro (sobre o ofício de professor) do espanhol Jorge Larrosa. E lá pelas tantas, apareceu uma frase atribuída a Maria Bethânia: “Perto de muita água, tudo é feliz”.


Estavam numa situação de estudo, trabalho e luta, mais um encontro da Escola de Militância Pantaneira. Trata-se da reunião de 13 Comitês Populares de Defesa das Águas, das nascentes (e do clima) do rio Paraguai e seus afluentes. Escola porque oferece tempo (livre dos temas ordinários) para colocar a atenção nos temas selecionados para estudo, neste caso, os “direitos da natureza”: leram “A Carta da Terra”, ouviram Leonardo Boff, estiveram em aula com uma professora que trouxe dados, números, experiências de outros países onde os rios são sujeitos de direito, onde montanhas e territórios sagrados são sujeitos de direito. Escreveram um projeto de emenda visando à inclusão dos direitos da natureza na Lei Orgânica do município de Cáceres/MT.


Durante o Encontro da Escola de Militância Pantaneira, uma frase ficou muito forte: “eu sou natureza”. E as pessoas repetiam: “eu sou natureza”, “eu sou natureza”. Bem, se ‘eu’, um ser vivo chamado humano, é sujeito de direitos e, ‘eu’ é natureza, logo… Mas quero colocar nossa atenção numa dimensão outra da mesma frase. “Eu sou natureza” nos convida a pensar que está em construção uma ponte para vencer a distância, o abismo que separa humano e natureza, natureza e cultura. Estamos falando de uma razão liberal, industrial, neoliberal, desenvolvimentista que nos leva a pensar um rio como recurso hídrico, que nos leva a pensar floresta como recursos florestais, natureza como recursos naturais, e pasmem, homens e mulheres como recursos humanos. Deste ponto de vista produtivo e desenvolvimentista, crianças e idosos, doentes e loucos, se improdutivos, nem recursos são. Portanto, não são nada.


Mas no encontro da Escola de Militância Pantaneira o pressuposto parecia outro. Partiram do pressuposto que envolvimento é mais importante que desenvolvimento. Envolvidos entre si e envolvidos com o tema selecionado para estudo (direitos da natureza), homens e mulheres, jovens e velhos criaram para si outras possibilidades de ver, de pensar e de sentir(-se) natureza. 


Aconteceu ali, na margem esquerda do rio Paraguai. Maria Bethânia e Jorge Larrosa deram a letra: “perto de muita água, tudo é feliz”.


Ivan Rubens

Mergulhador e canoeiro




publicado no Jornal Cidade de Rio Claro edição de 13 de junho de 2023.

Com o caderno de campo

Lá vai ela com seu caderno de campo

Lá vai ela, usa pantufas não usa tamanco

Lá vai ela habitando território

com rede e mosquiteiro que monta no dormitório

Entre cidades, rios e aldeia

Ela, aranha, vai tecendo sua teia

Em aviões, carros, barcos, voadeira

ela vai, ela vem, transitando

faz sua casa no caminho, sua oca, sua aldeia

seu quilombo, sua tapera

ela espera, tempo duração, corre

quase morre diante da onça pintada

e volta.

Lá vem ela com seu caderno de campo

usa pantufas, não usa tamanco

pisa devagarinho no chão-território.

Alguém me avisou,  alguém me avisou

que ela carrega caderno de campo.

Agora


quero teu corpo

suado, molhado

quero

cheirar teu cabelo

quero

lamber teu joelho

quero

naufragar teu umbigo

quero


Delírio?

quero

te dar meu sabor

torpor?

quero 

deleitar o teu ventre

repente, semente de outro dia

frio, arrepio, mal olhado? 

quero


encantar

de sabores, das cores

demoro nos nomes, 

temperos aromas, amoras, amores


se vai, vem

se não vai, vem também

quero te dar meu tempero

pra enfeitar teu cabelo

e andar por aí

com trôpegos versos, improvisados, na memória

pela cidade afora

agouro?

agora, agora, agora!


Corredores bio culturais ou A Terra Querida do Benedito


ver o video da TV Prefeitura de Barra do Bugres/MT


Há, no estado do Mato Grosso, um movimento muito interessante em defesa da Vida: Comitês Populares em Defesa das Águas e do Clima. São 13 Comitês Populares distribuídos nos rios que compõem a bacia do rio Paraguai, cujas águas e as lutas pela vida vão tecendo uma rede. Assim como a rede de drenagem compostas pelos rios e afluentes, cada rio contribuindo com suas águas na formação dos rios maiores, as pessoas organizadas em Comitês Populares vão contribuindo com sua luta pela Vida, mas também com sua cultura, com suas danças, sua gastronomia, com seus modos de vida, e assim vão tecendo uma rede social. Uma rede social real onde as pessoas se encontram no movimento e na luta.


Essa luta pela vida se materializa em ações concretas como a defesa dos rios, contra empreendimentos como hidrelétricas e hidrovias, contra o veneno utilizado na monocultura da soja que polui as terras e mata a vida nas águas. Contra o garimpo e a mineração em terras produtivas, contra a invasão e a grilagem da terra onde as famílias produzem alimento para sobreviver. E nesse movimento de luta, as pessoas no campo vão tecendo suas redes de vida e suas redes de cultura.


Benedito Ilino é um pequeno produtor. Ele produz mandioca, banana, abóbora, feijão e milho, cria porco e de galinha. Benedito também cria obras de arte e produz cultura: ele escreveu a canção do rio Jauquara, uma obra cantada pelo povo no Território Quilombola do Vão Grande todo ano no dia 28 de abril, quando se comemora o dia do rio Jauquara. A canção Terra Querida fala da vida no bioma Pantanal:


Mato Grosso terra querida / suas cores me satisfaz / os verdes dos campos e os cheiros dos pantanais / É o jardim da natureza, sua beleza tão magistrais / Águas vivas dos ribeirinhos e o repouso dos animais


Nesta primeira parte, o artista nos apresenta um pouco da sua terra em cores, cheiro, águas e beleza.


A lua surgiu nos montes / deixando raias pra trás / visitando o rio Jauquara e banhando o rio Paraguai / Iluminando os povos de luta e a fé que neles traz / nossos rios por inteiro e os corredores bioculturais / quem bebe de suas águas com certeza não esquece mais


O artista pede os rios por inteiro, sem barragens, sem interdições. Rios cujo fluxo nos remete à vida de povos em luta, povos de fé, rios que são corredores de vida e de cultura. E o refrão é marcante:


Pantanal, pantanal, sua beleza tão natural / Pantanal, recanto na anhuma, olhar das Jumas eu passo mal / Pantanal, aqui é selva / só quando tô com reiva sou animal.


Anhuma é uma ave da região. Mas é no olhar das Jumas que o artista “passa mal”. Quem não se lembra da Juma Marruá, personagem da novela Pantanal? a mulher que vira onça, ou seria uma onça que vira mulher? a selvageria da vida em suas diferentes formas. Diante da vida selvagem, o 'eu lírico' da canção passa mal: pode ser por medo mas pode ser encanto... e uma “réiva” que também o transforma em animal: um homem anhuma, homem arara, tucano, homem peixe jaú, dourado? 

Rios como metáfora da vida, corredores por onde passam vida e cultura. A 'Terra Querida' do Benedito Ilino.


Ivan Rubens

Estudante


Publicado no Jornal Cidade de Rio Claro edição 16 de maio de 2023

Territorializar ou Pertencer ao Território


Dois amigos seguem para mais um encontro de educação popular. Estão num desses carros nem grande e nem pequeno, desses tipo furgão cuja porta lateral desliza paralela à lataria, se é que carro tem lata… Aliás, você já notou que carro muda muito de nome e de modelo? difícil acompanhar a velocidade de tais mudanças.


No interior do Mato Grosso, seguem para uma Terra Quilombola. São cinco comunidades que lutam pela terra, lutam pelo rio vivo em peixes e a água pra beber, pra cozinhar, pra molhar a horta de temperos e de ervas medicinais. Fazem roça de mandioca, de banana, de milho, feijão, abóbora, alimentos para as famílias e para “as criação”. Criam “galinha sorta” no terreno, “uns porquinho”, vaca de leite, um ou outro boi para servir nas festas de santo. Essa Terra Quilombola fica entre morros na planície de inundação do rio Jauquara, no alto curso da bacia do rio Paraguai, bioma Pantanal.


Pois bem, os dois amigos seguem para o Território Quilombola do Vão Grande. São amigos de estudo, amigos de trabalho e amigos de luta porque partilham a vida de estudantes, partilham o tempo dedicado aos trabalhos remunerados e, ainda, partilham a fé. Fé aqui compreendida como as ações nas lutas que, crêem, necessárias para trans_formação do mundo. Estudo_trabalho_luta compondo, pouco a pouco, uma amizade tecida na lida da vida.  


O pequeno furgão circula numa sojeira sem fim: fazendas de soja, soja, soja, soja, monocultura da soja, carretas carregadas de soja enfileiradas na estrada. Fora do furgão, a monocultura da soja; dentro do furgão, a multicultura das conversas, do pantanal vivo nos poemas do Manoel de Barros, da saudade do povo quilombola do Vão Grande, da expectativa com a festa de aniversário do rio Jauquara e a curiosidade com o sabor do bolo deste ano, da lembrança de episódios a propósito da Canção para o rio Jauquara… os amigos transitavam “na paralela do impossível”.


Carregavam um "sentimento de aldeia", cultivavam um "sentimento de quilombo". Era como andar contra o tempo cada vez mais acelerado das grande cidades, ao encontro do en_canto de pintassilgo, um gosto de passado, uma sociedade de ATRASO no melhor sentido da palavra: um tempo lento, tempo de respiro, tempo de bezerro e saci pererê, da pressa de galinha ciscando o terreno, pressa do corpo deitado na rede cuja sombra da mangueira alivia o calor de 38 graus. Estavam chegando, chegando, cada vez mais perto, estavam territorializando..


Há lugares onde o vínculo com a terra é muito forte. A vinculação do sujeito com a terra é forte porque o laço é afetivo: laço mais forte que nó. É como se não houvesse separação, terra não existe sem a gente e a gente não existe sem a terra e tudo o que flui nela, toda a vida, toda a cultura. Diante do cemitério quilombola, ouviram: “aqui estão enterrados meu pai e minha mãe, o corpo deles já virou terra. Tá vendo aquela mangueira logo ali? dá a manga mais doce de toda região, tem a doçura da saudade”. 


Pertencer ao território é ser parte do seu chão!


Ivan Rubens

Geógrafo


publicado no Jornal Cidade de Rio Claro em 18 de abril de 2023

Na aldeia

 No meio da floresta

três pequenos curumins

um olho coberto

outro olho aberto

roupa cobre o pingulim


O chão de terra batida

ao sol da tarde compriiiida 

barrancas de terra caída

moldura da cena real


Cinco olhos espiam Arara

pitanga vermelha laçada

olhares te guiam na mata.

Crianças brincando com ela, 

fotógrafa de fita amarela

registra imagem mais bela.



A Vida Boa de Zé Miguel

leia o texto ouvindo a canção. Clique aqui >


Ele poderia dizer: amanheceu! Mas um artista não fala assim. Um artista da música faz, com palavras e sons, obras de arte. Um artista nos apresenta paisagens, mostra a potência do simples, abre nossos sentidos para perceber a beleza.

A canção Vida Boa começa assim:

O dia nos chega toda manhã / Com nuvens de fogo pintando o céu / Um ventinho frio sopra sim e assim / Vez em quando se escuta o canto do Japiim.

Uma obra de arte requer atenção. O artista coloca nossa atenção nas cores da manhã, no vento, no canto do Japiim. Japiim é uma ave de plumagem preta e amarela, comum na Amazônia brasileira, que tem uma característica peculiar: não tem um canto próprio, ele imita o canto dos outros pássaros. Ou seja, o artista sugere que é possível escutar o que ainda não foi dito, é possível ler nas entrelinhas. Pura provocação.
A canção continua…

A canoa balança bem devagar / A maré vazou, encheu, é preamar, eh / O Zé vai pro mato apanhar açaí / Maria pra roça vai capinar / A vida daqui é assim devagar / Precisa mais nada não pra atrapalhar / Basta o céu, o sol, o rio e o ar. / E um pirão de açaí com tamuatá.

O artista fala de um lugar onde as pessoas vivem do jeito que lhes agrada. Uma pessoa da cidade, com cabeça de cidade, carioca ou gaúcha por exemplo, talvez tenha muita dificuldade de se libertar do ritmo frenético dos apps como o tiktok e o twitter, da rotina acelerada do Zé Delivery ou do ifood, ou de uma Maria ligada aos ritos palacianos. E, escorregando em julgamentos morais, dizer que a canção “estimula a vagabundagem”. Quem dera???

A canção apresenta uma vida onde o trabalho na roça, na coleta, na pesca, parece voltado à ‘subsistência’. O Zé vai para o mato apanhar açaí, Maria vai capinar a roça. Devagar, divagando. Me alegra pensar que a natureza nos oferece tudo o necessário para sustentação da vida: água, ar, comida. E pensar que ainda há no Brasil comida partilhada: açaí no pé, peixe no rio, mandioca na terra, banana. Aliás, Tamuatá é um peixe típico dos rios da Amazônia, saboroso, combina bem com o açaí, talvez você conheça por Cascudo.

Uma obra de arte tem a potência de colocar um mundo diante de outros mundos, uma vida diante de outras possibilidades de vida.

A canção continua…

Que vida boa sumano / Nós não tem nem que fazer planos / E assim vão passando os anos / Eita! Que vida boa / Que vida boa suprimo / Nós só tem que fazer menino / E assim vão passando os anos / Eita! Que vida boa

Sumano é um regionalismo para expressões de carinho, tipo “irmão querido, querida irmã”. Disse o artista: “Quando eu era criança, nas férias escolares, eu voltava ao encontro da minha família no interior do Amapá, num lugar chamado Mel. Lá vivia meu avô, e foi lá que eu tive contato com os elementos da natureza na sua essência, eu aprendi a respeitar a natureza e o homem vivendo em harmonia com ela. Essa canção foi feita para homens e mulheres do campo”. ‘Fazer menino’ é um jeito bonito de dizer que a vida tem profundidade, um jeito bonito de dizer que o que interessa na vida, bom… isso não cabe nos planos.

Vida Boa é uma canção do amapaense Zé Miguel.

Ivan Rubens



Publicado também no Jornal Cidade de Rio Claro em de março de 2023



Uma história da Vida Boa


Florescer, florestar.


Saiu de casa cedinho. Partiu da cidade até o porto, uma horinha de estrada. Choveu muito naquela noite. Começo de ano na linha do equador é inverno, chuvoso e quente, mas nuvens de chuva dão um certo conforto térmico. Ele carregava rede, mosquiteiro, corda e um computador com livros e filmes gravados. Aconselhado pelos povos do lugar, carregava uma camisa de manga longa para proteger do frio da noite.

O professor chegou ao porto fluvial, embarcou na voadeira e navegou lentamente pelo igarapé que estava enchendo. No rio Ipixuna Miranda a velocidade aumentou; certa calmaria no imenso rio Amazonas até a foz do rio Macacoari. Mais um igarapé… jogaram a corda, saltaram. O trapiche recebe os professores com a alegria de uma escola na floresta. Adoro essa palavra: FLORESTA. Na minha imaginação a palavra entoa verde, como céu entoa azul, água salobra aflora exuberante. A palavra floresta já chega com bichos, com chuva, com mato, palmeiras carregadas de açaí. E penso em gente, porque na floresta tem gente, sempre teve. Floresce gente desde sempre na floresta.

Uma gente que “vive em harmonia com a floresta”. Quem pensa assim talvez nunca tenha passado pela floresta, talvez não conheça a floresta e a sua gente. Talvez pense assim quem nunca teve contato com a floresta em sua bio_diversidade. Essa ideia de “harmonia” parece um tanto exótica, parece o olhar de fora. Na floresta, o professor vê uma outra coisa. Na escola da floresta, o professor escuta um produtor rural que participa da Cooperativa de produtores de açaí insistindo na palavra pertencimento. Abre-se aí uma perspectiva nova de pensar, colocando o conhecimento teórico de um professor em contato com a vida real dos povos na floresta. Portanto, não se trata de viver em harmonia, mas de pertencer a um território.

Pronto, encontrei o que procurava na escrita deste texto: pertencer!

Um fazendeiro, proprietário de terra, diria: “essa terra me pertence!”, “essa terra é minha, sou proprietário!” Já os povos da floresta dizem: “pertencemos a essa terra”. Gente que é da terra dizendo pertencer à terra, que pertence ao território, que são próprios do lugar, que são nascidos deste chão. Gente que está na terra há muito tempo, mas muito tempo mesmo... Muito antes de Pedro Álvares Cabral e a máquina colonial, muito antes de reduzirem a terra à mera mercadoria, essa gente já estava na terra, essa gente florescia. Gente que pertence à terra, gente que é terra, terra com roupa de gente.

Por isso não se trata de estar em harmonia com a terra. Trata-se de pertencer à terra, de ser parte da Terra, de pertencer à Floresta e de ser floresta também. Todo nascimento, de um bichinho ou de uma criança, é uma espécie de florada como um botão de rosa que se abre, vida desabrochando, florescer de uma vida nova. Não há dicotomia entre natureza e cultura. É uma questão de ser e de estar: ser terra, ser rio, ser flor, ser vivo, ser natureza. Ser e estar floresta: florescer, florestar.

Ivan Rubens


Publicado no Jornal Cidade de Rio Claro na edição de 21/fevereiro/2023


Meu endereço


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O Brasil é um país muito grande. Dizem que “vai do Oiapoque e Chuí”. Oiapoque é um município no estado do Amapá, fronteira com a Guiana Francesa. A origem da palavra Amapá é controversa: para os Tupi significa ‘morada da chuva’. No nheengatu, ‘terra que acaba’ ou ‘ilha’. Dizem ainda que a palavra Amapá vem do nome de uma árvore típica da região.

A capital, Macapá, está na linha do equador, a linha imaginária que “divide” a Terra ao meio. Na linha do equador, o dia tem 12 horas, e a noite também tem 12h. O estádio estadual Milton de Souza Corrêa, o Zerão, tem a linha do meio de campo coincidindo com a linha do equador. No início da partida, um time está no hemisfério Sul e o outro time está no hemisfério Norte.

Fernando Canto e Zé Miguel são artistas. Na canção Meu Endereço, eles dizem o seguinte:

MEU ENDEREÇO É BEM FÁCIL / É ALI NO MEIO DO MUNDO / ONDE ESTÁ MEU CORAÇÃO, MEUS LIVROS, MEU VIOLÃO / MEU ALIMENTO FECUNDO. A CASA POR ONDE PARO / QUALQUER CARTEIRO CONHECE / É FEITA DE SONHO E LINHA QUE BRILHA QUANDO ANOITECE / NA MINHA CASA SE TECE / MESURA NA LUZ DO DIA / PRA AFUGENTAR QUEBRANTO NA HORA DA FANTASIA

Os artistas falam de um endereço que é muito fácil de encontrar, o endereço de uma casa feita de sonho e linha que guarda objetos importantes como livros e violão. Tais objetos ricos em significado são o alimento que fecunda o coração dos artistas e, com os pores de sol, com o brilho da lua cheia nas águas do rio Amazonas, com a gente e a cultura, com a exuberância da floresta, toda essa paisagem estimula o sonho. Sonhar pode ser a nossa capacidade de fantasiar, de imaginar, de criar (que é o fazer de artistas), de caminhar na direção da utopia. O sonho nos faz caminhar, ou seja, nos coloca em movimento. A linha que costura tudo isso, pode ser a linha de pesca, pode ser um pescador tecendo a rede de pesca, pode ser uma indígena tecendo a rede de deitar. O endereço é de uma casa onde se tece, casa situada “no meio do mundo”. Linda a imagem: uma casa encantada que fica no meio do mundo. O meio do mundo…

A letra da canção tem uma sutileza bem bonita. Os artistas falam de uma casa de paradas. Poderiam dizer: a casa onde moro, a casa onde fico, mas dizem “a casa por onde paro”. São artistas e, já disse o brilhante Milton Nascimento, “todo artista tem que ir aonde o povo está”. Artistas são pessoas em movimento, param um pouco mas logo se colocam em movimento novamente. Artistas são andarilhos, se movimentam nos territórios, se movimentam no sonho, na fantasia, na imaginação. São antenas captando as sutilezas, as imagens, as belezas do mundo e produzindo obras de arte. A arte e a beleza alargam a vida e produzem uma humanidade interessante.

Vi o Zé Miguel cantando na orla do rio Amazonas. Ele cantou Meu Endereço e o povo cantou com ele palavra por palavra. O refrão diz assim:

É FÁCIL O MEU ENDEREÇO / VÁ LÁ QUANDO O SOL SE PÔR / NA ESQUINA DO RIO MAIS BELO / COM LINHA DO EQUADOR

Meu Endereço é música popular amapaense.


Ivan Rubens
Estudante

Meu Endereço.









Publicado no Jornal Cidade de Rio Claro na edição de 24 de janeiro de 2023.

Pérola azulada


sugestão: leia o texto ouvindo a canção.                
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Zé Miguel é um artista amapaense. Cantor e compositor, sua bonita obra está disponível nas plataformas de música. Em parceria com Joãozinho Gomes, a canção Pérola azulada diz assim:


Já aprendi voar dentro de você / Ancorar no espaço ao sentir cansaço / Ossos da jornada /

Já aprendi viver como vive nu / Um cacique arara cultivando aurora / Luz de sua tiara


O compositor inicia a canção dizendo que aprendeu, portanto sabe, “voar dentro de você”. Você, quem? de quem o artista está falando? 

Fala do espaço e de uma jornada, cita “um cacique arara cultivando aurora”, manhã. Talvez esteja se referindo à ararinha azul, mais provável que fale de indígenas: o povo Arara. A música lança suas primeiras provocações a ouvintes curiosos da obra de arte… E a canção continua:


Eu amo você terra minha amada / Minha oca meu iglu, minha casa / Eu amo você pérola azulada conta / No colar de deus, pendurada / A benção minha mãe


A canção vai se revelando: “você” é a terra. Para Joãozinho e Zé Miguel, o planeta Terra é oca, iglu, casa. Oca é onde moram os indígenas das florestas, Iglu é onde moram os povos das geleiras, e casa é o jeito como nos referimos às habitações mais das cidades. Podemos pensar que oca, iglu e casa são lugares de recolhimento, de sossego, de acolhimento, de intimidade, de descanso do corpo. Podemos pensar também o corpo como casa, casa do espírito, casa da alma. Também podemos pensar o corpo como casa da vida. Se o coração para, se o pulmão para, se o cérebro para, ou seja, se o corpo para de funcionar, a vida acaba. Então, o corpo é a casa da vida.


Já aprendi nadar em seu mar azul / Adorar água, homem peixe, água / Fonte iluminada /

Já aprendi a ser parte de você / Respeitar a vida em sua barriga / Quantos mais vão aprender


Joãozinho e Zé Miguel nos convidam a pensar a Terra como a nossa casa, pensar a Terra como casa comum aos povos da floresta, povos das geleiras, povos das cidades. Haveria vida fora da Terra? Em que condições? Portanto, podemos pensar a Terra como casa dos peixes e dos bichos, das plantas, das águas, dos ventos, uma casa iluminada pois ensolarada e enluarada. A Terra pode ser compreendida como a casa de maneira ampla, a Terra como a casa de todas as formas de vida.

 

Eles amam a Terra e usam uma expressão muito bonita: “pérola azulada” pendurada no colar de deus. Como se deus vestindo um colar com uma pérola azulada, com a Terra pendurada no pescoço. Linda a imagem… Mas, perceba: terra, casa, vida, pérola, conta, palavras no feminino. Não à toa, o artista pede bênção para a mãe. 


Eu amo você pérola azulada conta / No colar de deus, pendurada / A benção minha mãe


Mãe Terra, linda a associação. A mãe é suporte para a vida, a mãe é a casa do bebê. Da mãe viemos e, mesmo rompido o cordão umbilical, os laços afetivos jamais se rompem. Mãe cuida de filhos/as e filhos/as cuidam da mãe. Quem ama, cuida. É preciso cuidar da Terra.


A benção minha mãe, Sandra Jordão. A benção minha mãe, Pérola Azulada.  


Ivan Rubens



    
Zé Miguel cantando na praça Araxá, Macapá/AP em novembro de 2022. 




Pérola azulada. Com Zé Miguel e Nilson Chaves



Publicado no Jornal Cidade de Rio Claro, edição impressa de 27 de dezembro de 2022.
#Pérola azulada #ZéMiguel #JoaozinhoGomes #Amapá #Macapá

há lugares, alugueres



há um lugar, sei que há

um lugar devido

um lugar abismo

um lugar a encontrar

sei que há


No mundo há lugares

alugueres, alugar, alugares

na cidade há lugares pra morar


mas há lugares dentro de si

há buscar

na andança por lugares, aqui e ali

lugar dentro de si


aconchegos, acalantos

lugares de descanso

de encontros

Lugares a esmo

encontro consigo mesmo


superfícies, mergulhos

altos e baixos 

vão grande e pequeno

encontros consigo mesmo


Ivan Rubens


Jair, o cão raivoso


Ela saia de casa para trabalhar bem cedinho. Não sei sua profissão, não sei onde trabalha, mas sei que ela sai da casa toda manhã. Sei disso porque um cão dá o sinal da passagem da mulher. O cão é macho e não foi castrado. Não sei qual a satisfação de um cão macho ao ver uma mulher passando toda manhã, vestida de branco até os pés. Imagino que seja enfermeira e que o dono do cão seja homem. Apenas imagino e, imaginando, vou criando aqui uma realidade da mulher e o cão.


Ela acorda cedinho, imagino que se arruma e saia para o trabalho. Os latidos raivosos do cão chegam com os primeiros anúncios da manhã. Ela passa, ele late. Ele late muito, ele baba, amedronta. Ele pula, arranha o portão do cercadinho. Ela se assusta. Toda manhã é assim. Talvez ela esteja sonolenta pois, mesmo sabendo da diária repetição, ela se assusta e salta amedrontada na direção do meio fio.


Ela é uma mulher de 30 e poucos anos. Ele é um cão raivoso, medonho, assustador. Escuto os gritos de censura do dono: “cala boca, Jair!!!” Portanto, o cão raivoso é Jair. A casa fica numa ladeira, a mulher passa lentamente no início do dia, o que alonga o escândalo produzido por Jair em seus latidos de ódio e raiva. No final da tarde ela desce rapidamente a ladeira, o que abrevia o escândalo canino.


Jair é raivoso no geral, mas com a mulher que veste branco o comportamento do cão é exagerado. O que provocaria a raiva de Jair na caminhada da mulher de branco? seria o cheiro? dizem que os cães têm o olfato aguçado. Seria o ruído da passagem, do caminhar, seria o impacto da chinela na calçadinha portuguesa? Mas talvez o incômodo disparador da raiva não esteja nela.


Se o problema estiver nele, podemos pensar que o Jair carrega sentimentos pouco (ou nada) carinhosos, nada solidários, que Jair não goste das mulheres. Podemos pensar também que Jair se comporta como uma criança mimada que se joga no chão gritando quando contrariado pela mãe. Seria a mulher de branco, ao passar, o despertar das frustrações e traumas na relação de Jair com sua mãe? Neste caso, Jair poderia procurar a psicanálise freudiana, clássica, mas isso depende do desejo dele e, até onde eu saiba, cães raivosos se acham superiores e, portanto, não precisam disso. Cães raivosos não cuidam de si, tampouco cuidam do outro. Cães raivosos ignoram a presença viva do outro, menosprezam o desejo e a liberdade do outro. A raiva e o ódio são afetos que cegam, que ensurdecem, que despertam latidos e baba. Jair é um cão raivoso.


No dia 30 a cena mudou. A mulher de branco bateu palma e, apesar do escândalo de Jair, seu dono apareceu. Da minha janela observei o diálogo: Jair raivoso, a mulher tentando dialogar. Jair é a imagem e semelhança de seu dono, igualmente raivoso e barulhento na sua pregação com normas do comportamento feminino sob a cortina de latidos de Jair. Quando não há espaço para o diálogo, está na hora de já ir embora. Ela seguiu o seu caminho. Desde o dia 30, Jair vive seu melhor momento: de boca calada, é um poeta.


Ivan Rubens