Pérola azulada


sugestão: leia o texto ouvindo a canção.                
Clique aqui 👉 




Zé Miguel é um artista amapaense. Cantor e compositor, sua bonita obra está disponível nas plataformas de música. Em parceria com Joãozinho Gomes, a canção Pérola azulada diz assim:


Já aprendi voar dentro de você / Ancorar no espaço ao sentir cansaço / Ossos da jornada /

Já aprendi viver como vive nu / Um cacique arara cultivando aurora / Luz de sua tiara


O compositor inicia a canção dizendo que aprendeu, portanto sabe, “voar dentro de você”. Você, quem? de quem o artista está falando? 

Fala do espaço e de uma jornada, cita “um cacique arara cultivando aurora”, manhã. Talvez esteja se referindo à ararinha azul, mais provável que fale de indígenas: o povo Arara. A música lança suas primeiras provocações a ouvintes curiosos da obra de arte… E a canção continua:


Eu amo você terra minha amada / Minha oca meu iglu, minha casa / Eu amo você pérola azulada conta / No colar de deus, pendurada / A benção minha mãe


A canção vai se revelando: “você” é a terra. Para Joãozinho e Zé Miguel, o planeta Terra é oca, iglu, casa. Oca é onde moram os indígenas das florestas, Iglu é onde moram os povos das geleiras, e casa é o jeito como nos referimos às habitações mais das cidades. Podemos pensar que oca, iglu e casa são lugares de recolhimento, de sossego, de acolhimento, de intimidade, de descanso do corpo. Podemos pensar também o corpo como casa, casa do espírito, casa da alma. Também podemos pensar o corpo como casa da vida. Se o coração para, se o pulmão para, se o cérebro para, ou seja, se o corpo para de funcionar, a vida acaba. Então, o corpo é a casa da vida.


Já aprendi nadar em seu mar azul / Adorar água, homem peixe, água / Fonte iluminada /

Já aprendi a ser parte de você / Respeitar a vida em sua barriga / Quantos mais vão aprender


Joãozinho e Zé Miguel nos convidam a pensar a Terra como a nossa casa, pensar a Terra como casa comum aos povos da floresta, povos das geleiras, povos das cidades. Haveria vida fora da Terra? Em que condições? Portanto, podemos pensar a Terra como casa dos peixes e dos bichos, das plantas, das águas, dos ventos, uma casa iluminada pois ensolarada e enluarada. A Terra pode ser compreendida como a casa de maneira ampla, a Terra como a casa de todas as formas de vida.

 

Eles amam a Terra e usam uma expressão muito bonita: “pérola azulada” pendurada no colar de deus. Como se deus vestindo um colar com uma pérola azulada, com a Terra pendurada no pescoço. Linda a imagem… Mas, perceba: terra, casa, vida, pérola, conta, palavras no feminino. Não à toa, o artista pede bênção para a mãe. 


Eu amo você pérola azulada conta / No colar de deus, pendurada / A benção minha mãe


Mãe Terra, linda a associação. A mãe é suporte para a vida, a mãe é a casa do bebê. Da mãe viemos e, mesmo rompido o cordão umbilical, os laços afetivos jamais se rompem. Mãe cuida de filhos/as e filhos/as cuidam da mãe. Quem ama, cuida. É preciso cuidar da Terra.


A benção minha mãe, Sandra Jordão. A benção minha mãe, Pérola Azulada.  


Ivan Rubens



    
Zé Miguel cantando na praça Araxá, Macapá/AP em novembro de 2022. 




Pérola azulada. Com Zé Miguel e Nilson Chaves



Publicado no Jornal Cidade de Rio Claro, edição impressa de 27 de dezembro de 2022.
#Pérola azulada #ZéMiguel #JoaozinhoGomes #Amapá #Macapá

5 comentários:

  1. Li chorando, são tantos sentimentos misturados. O descaso a que somos telégrafos pela monstruosa indústria cultural,m que certamente tem interesses diferentes dos nossos, de todos os humanos, foi suplantado, pelo menos por preciosos instantes por esse lindo texto. Pelas suas lindas e necessárias intencionalidades.
    Muito obrigado, Ivan, eu meu nome e também do meu parceiro Joãozinho Gomes que é o autor da letra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Miguel e Joãozinho, essa canção diz mta coisa. eu pincei alguns pontos a partir das conversas com Dalva Miranda. a obra de vcs é real. Obrigado, artista.

      Excluir
  2. Uma viagem ao centro da terra , cheia de bons sentimentos

    ResponderExcluir
  3. Uma oração linda .. emocionante a "tradução" ...ouvir a canção lendo o texto , é um verdadeiro ritual de conexão íntima com a nossa mãe maior !!!!
    Vale uma benção !
    💚💚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo começou naquela nossa conversa aí na escola família. te lembras?

      Excluir