Garupa de moto amarela


leia o texto abaixo ouvindo a canção. clique aqui:  



Tim Bernardes é um jovem artista. Nascido em 1991, é cantor, compositor e produtor. Eu já o conhecia antes mesmo de conhecê-lo. (rs)

Tim Tom Tim Tom… Em 2013, o tropicalista Tom Zé gravou "Papa Francisco Perdoa Tom Zé", leitura das redes sociais como tribunal para condenação sumária de comportamentos e pessoas: o feicebuqui como tribunal da santa sé. Para minha surpresa, a canção não é criação de Tom Zé mas de Tim Bernardes. Interessante saber da obra e depois saber de seu criador.

Também de Tim Bernardes, “BB (garupa de moto amarela)”, diz assim:

Tudo em volta tem me confirmado, bebê / Que eu e você somos coisa de alma / O universo tem deixado claro, bebê / Só quem não quer ver, não enxerga / Namora comigo, eu namoro com você / Garupa de moto amarela / É meu feriado favorito, você / Quem eu quero ser tem que estar do seu lado

Um rapaz recebeu essa canção de sua namorada. Ela costuma ouvir atentamente a letra das canções, descobrir os mistérios da música, desvendar os mundos que os artistas apresentam em suas obras de arte. Uma obra de arte cria, apresenta, revela mundos. Soledad, a garota, costuma ouvir repetidas vezes, buscar, mergulhar, ela tem o bom hábito de habitar as canções. Fã de Belchior, Soledad é boa ouvinte das melodias, cantora atenta aos andamentos, leitora das letras. Surpreso com a descoberta da namorada, Gira, o rapaz, gostou de “é meu feriado favorito, você”: um feriado para ter o tempo para si, ser soberano do próprio tempo, senhor da própria vida. Surpreso também com “quem eu quero ser tem que estar do seu lado”: muito bonito pensar que ‘não se é’ mas ‘se esforça para ser’ algo de interessante e, para tanto, estar ao lado de Soledad é fundamental, é belo, é necessário. Para ele, é possível ser quem ele deseja se ao lado dela: ele Gira, ela Sol.

Já me apaixonei ficando cego, bebê / Com você eu sonho de olho aberto / Quero amar e sempre ver de perto você / Vamos explorar Santa Cecília, bebê / Eu sigo você sossegado / Pode me seguir também, vou te fazer bem

Bonito pensar numa paixão às cegas, de olhos fechados como num sonho. Será que no sonho vemos mais de perto? e, ligando as duas partes da canção, se eles estão na moto amarela, ele pilota com ela na garupa, ela pilota com ele na garupa. Sobre a moto, piloto e garupa estão praticamente grudados, bem perto, garupa abraçado à pilota: “sigo você sossegado”.

Podemos curtir de mãos dadas / Você muda tudo, e tudo fica tão bem / Mil cores, melhores amigos / Nós não vamos mais ser tão sozinhos, bebê / Conto com você, pode contar comigo

Soledad acorda de um jeito, passa o dia de outro e anoitece uma terceira pessoa. Soledad é pura mudança. Já o rapaz, Gira, se adapta às mudanças de Sol, mexe, remexe, faz, refaz, satisfaz os caprichos dela. Ela, cantora. Ele, dançarino dos caprichos dela. Sol de Maria seria “curtir de mãos dadas”, mas ela soltou as mãos dele: nem dança nem cantoria, nem garupa de moto amarela. A moto amarela foi encostada.

Bom pensar nas possíveis histórias de amor que uma canção pode embalar. BB (garupa da moto amarela), é uma canção de Tim Bernardes.


Ivan Rubens

publicado no Jornal Cidade de Rio Claro em 03 de setembro de 2023


Tim Bernardes
BB (garupa de moto amarela)


Um comentário: