Cidades me habitam

eu adoro Brasília

vista de cima, a cidade tem o desenho de um avião.

É o Plano Piloto

no corpo do avião ficam os ministérios. na cabine do avião fica a sede dos 3 poderes: executivo (Palácio do Planalto onde fica o presidente da república), legislativo (congresso nacional onde ficam deputados e senadores) e judiciário (o supremo tribunal federal). Isso que a TV mostra todos os dias

eu já trabalhei em Brasília. adoro a cidade

nas asas do avião são a asa sul e a asa norte. Casas, apartamentos, comércio e serviços.

cidade cara demais. Museu a céu aberto, no corpo do avião, prédios são obras de arte.

uma cidade linda e toda planejada. tudo feito da melhor qualidade. paisagem de rara beleza, se ha natureza é construída por mãos humanas. a natureza de uma certa humanidade.

uma cidade mto diferente das outras.

fazia um tempão q eu não vinha a Brasília. Vim na posse do Lula em primeiro de janeiro de 2023.

eu sinto saudade das cidades que eu conheço. E até das cidades que ainda não conheço eu sinto saudade. Sinto saudade de Barcelona e Madri. Sinto saudade de Sevilha. Sinto saudade de Lisboa. Sinto saudade do museu do Louvre em Paris, das ruas de Roma, até de Montevidéo, Caracas e Bogotá que estão pertinho eu sinto saudade. Sinto muita saudade de Havana. Cidades que ainda não conheço mas sinto saudade. Budapeste, Moscou, Pequim, Tokyo, Cidade do Cabo, Luanda, Nairóbi, Lagos, Dakar, Lomé, Porto Novo, Lagos. Sinto saudade de Bombaim, de Kuala Lumpur, de Hanói. Se acaso conhecê-las, ainda sentirei saudade dessas cidades. Conhecer uma cidade é estar em contato com um pedacinho dela, um pedacinho de sua matéria. Passamos pelas cidades mas nunca conheceremos as cidades. E as cidades passam por nós em sua concretudd e seu misterio. Portanto sentiremos saudade das cidades que nos habitam. 

Eu mora na cidade e as cidades me habitam. Morar e habitar, morar e habitar e conhecer. Uma busca e_terna, uma busca com ternura.

Um comentário:

  1. Lindo texto , Ivan ! Demonstra a sua vontade de conhecer todas as cidades do mundo , mas sem preconceitos e julgamentos que atrapalhem a visão e o sentimento !

    ResponderExcluir