É só pensar…


O paraibano Chico César é cantor, compositor, escritor e jornalista nascido em Catolé do Rocha. Aos 16 anos de idade mudou-se para João Pessoa onde estudou jornalismo e fazia poesia de vanguarda no grupo ‘Jaguaribe Carne’. Aos 21 anos mudou-se para São Paulo onde trabalhou como jornalista e revisor de textos na Editora Abril. Na canção “Pensar em Você”, o artista diz o seguinte:

É só pensar em você / Que muda o dia / Minha alegria dá pra ver / Não dá pra esconder / Nem quero pensar se é certo querer / O que vou lhe dizer / Um beijo seu / E eu vou só pensar em você

Chico parece falar de um pensamento personificado: pensar em uma pessoa é sentir boas mudanças. Ele se deixa afetar por algo bom, algo que dá potência, algo que empurra para frente. Tais mudanças tocam o corpo subjetivo, tocam a alma, afetam a alma, “alma que é a parte invisível do corpo” como pensam alguns povos indígenas da Amazônia brasileira. Assim, Pensar em Você traz alegria, traz leveza. Pensar em Você potencializa, empurra. Pensar em Você faz decolar, desejo de céu imenso azul, desejo de voo. Pensar em Você faz… pensar. A canção continua:

Se a chuva cai e o sol não sai / Penso em você / Vontade de viver mais / Em paz com o mundo e comigo… / Em paz com o mundo e consigo

‘Vontade de viver mais’, lindo isso. Paulo Freire fala em “ser mais”, ou seja, ser não é a finalização de uma obra, nunca se é assim pronto e acabado. Mas de ‘estar sendo’, ‘ser sendo’ numa ideia de processualidade, ser na roda gigante da vida. Nesta perspectiva de ser em processo que pode nos levar a ser mais. Entendo que estudar, que cantar, que ler, que escrever (dentre outras coisas) pode nos levar a ser mais.

O filósofo Friedrich Nietzsche fala em “vontade de potência”, forças vivas que tendem à expansão, forças como constante superação, como ir além, como desejo de voo. Podemos falar de um ir além, além de si, ‘além do homem’. Podemos falar de superação, superar a si mesmo, mudar, transformar, criar uma outra forma. Outro jeito de olhar, outro jeito de ouvir, outro jeito de pensar. Pensar enquanto um exercício que leva a pensar mais e com mais potência.

Bom mesmo é poder pensar com liberdade. Pensar com as obras de arte, pensar com as canções em toda sua sabedoria popular, pensar com o pensamento de artistas populares. Pensar com a sabedoria do povo brasileiro. Tenho vivido a maravilhosa experiências de pensar com pequenos agricultores, com quilombolas e ribeirinhos no Pantanal matogrossense, com pequenos agricultores, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas na Amazônia setentrional, a maravilhosa experiência de conviver e, convivendo, pensar com eles e com elas. Pensar com quilombolas e ribeirinhos, extrativistas e pequenos agricultores… Pensar é pensar COM o pensamento de outras pessoas.

Sempre me pego “pensando em você”. É como o Sol que brilha, ilumina, aquece, traz o dia. É só pensar em você, é só pensar com você. Porque pensar, por mais simples que possa parecer, já é muita coisa.

Ivan Rubens

5 comentários:

  1. Amigo Ivan, que não seja tirado do povo a condição de pensar por meio das artes. Tenho um amigo artista que dizia que cantar bem mais forte que a dor. Mark Verono. E que ele me permita dizer que Pensar nos liberta da dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dila querida, cantar é um jeito de pensar. e pensar cantando, cantar pensando liberta sim. concordo

      Excluir
    2. E VIVA O PAULO FREIRE. RUY DA MARIA

      Excluir
  2. GRANDE IVANZINHO: SOU O RUY DA MARIA DA CANTINA DO BCO DO BRASIL. VC ERA MENOR APRENDIZ E AGORA É UM MAIOR TOTALMENTE COMPROMETIDO COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, CONDUZINDO OS ALUNOS NESTE MARAVILHOSO PROCESSO DE TROCAS, ONDE TODOS GANHAM. VC É GEOGRAFO E EU ECÓLOGO. TRABALHO NA CEF. ABRAÇO E CONTINUE NESTAS ANDANÇAS. PARABÉNS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruy, querido. Mto bom falar contigo. Que o tempo e a distância não afastem, pelo contrário, aproximem nossos ideias, leituras e conversas. Grande abraço p vcs.

      Excluir