EDUCAÇÃO POPULAR e INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA
no site da congregação:
https://santamarcelina.org/missao-visao-e-valores/
A Congregação das Irmãs de Santa Marcelina foi fundada pelo Beato Luigi Biraghi em 1838, na Itália, motivado pelos valores que fundamentam seu programa educativo e social, com objetivo de oferecer assistência, bem como o ensino, por meio do amor e do exemplo, sobre o espírito de família e respeito ao ser humano.
Missão
Oferecer assistência, ensino e pesquisa em Saúde com excelência, à luz dos valores éticos, humanitários e cristãos.
Pano de fundo é a campanha da fraternidade.
https://cffb.org.br/campanha-da-fraternidade-2022-fraternidade-e-educacao/
“Educar é um ato eminentemente humano. Somos renovados quando aprendemos mais a respeito da vida e seu sentido, quando nos ensinam novos conhecimentos e quando percebemos que em nós existe a profunda sede de aprender e ensinar”.
Lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”
objetivos específicos:
educação humanizadora;
refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino;
incentivar propostas educativas que promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum;
estimular a organização do serviço pastoral junto às escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos;
e promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.
“Ver, Julgar e Agir”.
“Ver” será na perspectiva de escutar;
“Agir” seguirá no caminho do propor;
“Julgar” voltará o olhar para o discernimento.
o conceito de Vida Ativa em Hannah Arendt
Vida ativa reúne o labor, o trabalho e a ação.
1. Labor como a atividade biológica do corpo humano para sustentação da vida. A repetição sem fim, comer para laborar e laborar para comer. “A condição humana do labor e, portanto, a própria vida” (BIESTA, 2017 p. 110). Diz respeito à interação de seres humanos com o mundo material;
2. Trabalho como a atividade que cria um mundo artificial, cria as coisas, que não é da naturalidade mas da inaturalidade da existência humana. Trata-se do fazer, dos instrumentos e, portanto, determinado pelas categorias de meio e de fim. Produz um mundo de objetos duráveis e permanentes, tem objetividade. Diz respeito à interação de seres humanos com o mundo material;
Trabalho e labor colocam seres humanos em relação com as coisas.
3. Ação coloca seres humanos em relação com seres humanos diretamente. Agir compreendido como tomar iniciativa, como iniciar, como dar início a algo. Humanos são, portanto, iniciadores, natalícios. Natalidade: “a ação como um início corresponde ao fato do nascimento, já que a cada nascimento algo “unicamente novo” vem ao mundo. A ação é a realização da condição humana da natalidade”.
_________________________________________________________________________
Com base nas informações acima, preparamos duas provocações.
A primeira veio com a leitura da imagem da campanha da fraternidade acima para dizer que educação é encontro e, se necessário, a lousa é o chão e o próprio dedo funciona como o giz. Tendo duas pessoas abertas para o encontro, a partilha dos saberes pode acontecer de forma generosa.
segunda provocação veio com o exercício do olhar, um exercício de deslocamento do ponto de vista, do ponto de observação, um deslocamento que se dá no sujeito que observa. Isso aconteceu a partir do vídeo Caminhando com Tim Tim, https://www.youtube.com/watch?v=1dYukOrq5RI
Citamos muito rapidamente o conceito de Vida Ativa de Hannah Arendt para dizer do exercício de produção de sentido.
lançamos duas perguntas pra pensar:
como promover o Engajamento Político no território?
como fomentar a Participação Política no território?
Em grupos menores, trabalhamos com os textos linkados abaixo.
segundo exercício: trabalho em grupos.
Gonzaguinha - A VIDA, o que é?
Ivone Lara - Território: pisar nesse chão devagarinho
Arlindo Cruz - o que é o amor?
Gilberto Gil - se eu quiser falar com Deus
Paulinho da Viola - A casa comum, natal e ambiente.
Conversações.
As conversas nos grupos foram muito ricas e interessantes. Em seguida, cada um dos grupos apresentou sua leitura do respectivo texto e os diferentes olhares foram aparecendo. Falas fortes, potentes, torções no texto e nas canções, significações outras. Um momento muito bom de exercício de leitura e pensamento coletivo.