Eleições 2018: alguns dados...


Vivemos tempos de eleições. Em outubro, diante da urna eletrônica, o povo brasileiro escolherá Presidente da República, Governador/a nos 27 estados da federação, Senadores/as, Deputados/as Federais e Deputados/as Estaduais. Por meio do voto vamos definir dois poderes em dois níveis, a saber: o poder Legislativo e o poder executivo, tanto no nível federal quanto no nível dos Estados Federados. Ou seja, escolheremos quem nos representará em Brasília e em São Paulo. Deputados e deputadas Federais, Senadoras e Senadores, deputados e deputadas estaduais; e para o poder executivo escolheremos quem, em nosso nome, governará o Estado de São Paulo, portanto o governador ou governadora, e o Brasil ou a União, portanto Presidente ou Presidenta. Bem, para colaborar com os/as (e)leitores/as, vamos colocar o processo de votação na ordem correta:

1. Primeiro voto é para deputado/a federal. Votaremos para escolher nosso representante para a Câmara Federal. Serão 4 dígitos na urna eletrônica mais a tecla confirma. Nesse caso, cada eleitor/a escolherá um/a representante, mas a Câmara Federal é composta por 513 deputados que representam os interesses do povo do seu estado. Então, o eleitorado paulista será representado por 70 deputados, o limite máximo segundo a legislação, compondo a maior bancada. O limite mínimo são 8 deputados representando a população dos estados de menor eleitorado como o Acre por exemplo.

2. Segundo voto é para Deputado/a Estadual. Votaremos para escolher nosso/a representante para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Serão 5 dígitos na urna eletrônica mais a tecla confirma. Neste caso, cada eleitor/a escolherá um/a representante, mas no total serão eleitos 94 deputados à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

3 e 4. Terceiro voto é para Senador/a. Votaremos para escolher nosso/a representante para o Senado. Serão 3 dígitos na urna eletrônica mais a tecla confirma. No Senado Federal, diferente da Câmara dos Deputados, a representação é federativa, ou seja, cada Senadora ou Senador representa seu estado. Por isso, são três representantes para cada um dos vinte e seis Estados e do Distrito Federal totalizando 81 senadoras/es. Apenas no Senado o mandato é de oito anos, mas a renovação é de quatro em quatro anos alternadamente. Ou seja, em 2018 elegeremos dois senadores. O terceiro e o quarto voto serão para Senadora e Senador.

5. O quinto voto será para Governador do estado de SP. 

6. E o sexto voto será para escolher a Presidente da República.

Seis votos no total. Se considerarmos a quantidade de dígitos por votação mais os ‘confirma’, serão vinte e cinco toques na urna eletrônica, número que pode aumentar em caso de correção ou diminuir se a opção for votar na legenda, por exemplo. Mas isso será no dia 7 de outubro. Até lá, é importante pesquisar bem para decidir em quem confiar o voto. Veja os materiais de campanha, veja o programa eleitoral, pesquise a biografia dos candidatos, quais compromissos políticos assume, que grupos de interesse representa. As informações estão aí. Seja crítico, questione, tire suas dúvidas. Exija compromissos públicos. Converse sobre isso, reflita. Esse é o jeito de exigir mais qualidade dos/as candidatos/as. Afinal, os resultados disso serão sentidos por todos nós durante os 4 (ou 8) anos do mandato.

Ivan Rubens – educador.
24/set/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário