Brilha uma estrela


Denise Fraga  é uma estrela de cinema e TV. Às vésperas do segundo turno, ela lembrou que a frase presente na bandeira brasileira tem origem no positivismo do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857): “Amor por princípio, ordem por base e progresso por fim”. Ordem e progresso estão na bandeira, amor não está. Sem amor, a bandeira brasileira foi capturada por um falso nacionalismo em favor de uma candidatura em 2018. Virou marca de um governo entreguista e peça de propaganda na tentativa de reeleição em 2022.


Fazendo arminha e carregando a bandeira brasileira, sem amor, o presidente em exercício foi criando um clima de guerra, um clima de nós contra eles. Zombou das vítimas da covid e sucateou o SUS. Estrangulando a ciência, apostou na ignorância; desmontando a educação, apostou na estupidez. Avesso à beleza, calou a cultura, enterrou o cuidado, torturou a polidez, sufocou o carinho e desativou o amor. E quando falta amor, emerge o ódio. Ódio que ele foi estimulando com palavras e gestos violentos. Nosso passado colonial se levantou da catacumba das missões, das capitanias, da casa grande e dos porões da ditadura militar. O bolsonarismo é a expressão contemporânea de um país que naturaliza a violência, o racismo, o sexismo, o machismo, que é truculento e autoritário. A expressão do fascismo.


Em oposição ao ódio está o amor. Amor pela vida que enfrentou a pandemia nos hospitais, nas escolas, nos serviços essenciais. Amor que enfrenta a fome e a miséria, por emprego e vida digna para todos e todas. A brilhante Denise Fraga disse “votar em Lula para garantir o direito de votar novamente em 2026”. Esse desejo de liberdade e democracia enfrentou o fascismo. Um projeto político que nasce na luta popular e caminha com os movimentos sociais, com os trabalhadores e trabalhadoras, que acredita no amor e na cultura, que distribui livros e não distribui armas.


Essa frente democrática representada por Luiz Inácio Lula da Silva vai governar o Brasil reparando injustiças históricas, por direitos trabalhistas, por comida no prato, por saúde e educação, por um Brasil amoroso que respeita nossos povos originário,  povos que mantêm a floresta em pé, cuidam do clima e das águas, do cerrado e da biodiversidade. Essas são as bandeiras com amor da frente democrática que tem em Lula sua principal figura. Nas duas falas do presidente eleito ficou nítido que o esforço agora é reconstruir o Brasil, fazer pontes, conversar muito, fazer política no sentido forte da palavra. Um Brasil generoso, inclusivo, sem fome e sem medo, investindo os recursos públicos tendo a vida e os afetos de alegria no centro da ação política. Taí nossa estrela guia.


Na bandeira brasileira são 27 estrelas brancas sobre o fundo azul. Esperamos que o amor seja colocado antes e acima da ordem e do progresso. Brilha a estrela de esperança, uma estrela que orienta a caminhada nesse tempo novo que se abre em flor. Brilha uma estrela.


Ivan Rubens


A Escola como experiência: entrevista com Walter Omar Kohan


Entrevista publicada na Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC




A escola como experiência: entrevista com Walter Omar Kohan
The school as an experience: interview with Walter Omar Kohan

Entrevistado: Prof. Dr. Walter Omar Kohan
Entrevistadores: Ivan Rubens Dário Jr. e Luciana Ferreira da Silva


Resumo
Em julho de 2015, o professor Doutor Walter Omar Kohan esteve na cidade de São José dos Campos-SP, Brasil, participando do 3º Simpósio Internacional de Educação. Ele nos recebeu muito gentilmente para uma conversa sobre experiência e tempo na escola, sobre a relação entre infância, tempo e experiência. O resultado desta breve conversa está registrado nesta entrevista.
Palavras-chave: Escola, Experiência, Tempo, Infância.

Abstract:
In July 2015, Professor Walter Omar Kohan was in the city of São José dos Campos, Brazil, participating in the 3rd International Symposium on Education. He received us very kindly for a conversation about experience and time in school, about the relationship between childhood, time and experience. The result of this brief conversation is recorded in this inter v iew.
Keywords: School, Experience, Time, Childhood.


Sonho meu ou Dança do pensamento


Leia ouvindo a canção com Ivone Lara e Clementina de Jesus.
Clique aqui: 


Ouça o texto clicando aqui


Sonho Meu é um samba de Ivone Lara e Délcio Carvalho. Provavelmente você conheça e até cantarole um pouquinho:

Sonho meu, sonho meu / Vá buscar quem mora longe, sonho meu / Sonho meu, sonho meu / Vá buscar quem mora longe, sonho meu
Vai mostrar esta saudade, sonho meu / Com a sua liberdade, sonho meu / No meu céu a estrela guia se perdeu / a madrugada fria só me traz melancolia / Sonho meu

Ivone Lara nasceu no Rio de Janeiro em 1921. Neta de moçambicanos, a mãe foi cantora, o pai foi mecânico e violonista. Órfã de pai e mãe, estudou no internato entre os 6 aos 16 anos de idade. Foi assistente social, enfermeira, com a médica Nise da Silveira, revolucionou a psiquiatria na segunda metade da década de 1940 introduzindo a arte, principalmente música e pintura, no tratamento de esquizofrenias. Criada pelos tios, Ivone conheceu o samba e aprendeu a tocar cavaquinho. Foi baiana na Escola de Samba do Império Serrano e a primeira mulher a integrar a ala dos compositores numa escola de samba. Aposentada em 1977, dedicou-se integralmente à música.

Sinto o canto da noite na boca do vento / Fazer a dança das flores no meu pensamento / Traz a pureza de um samba / Sentido, marcado de mágoas de amor / um samba que mexe o corpo da gente / E o vento vadio embalando a flor

A noite canta? o vento tem boca? As flores dançam? A canção parece sugerir que a dança das flores aconteça no pensamento, então podemos pensar como quem dança. Se o samba traz um sentido, ele mexe com a gente, o samba faz vibrar no corpo de quem ouve as marcas que o amor deixou, principalmente as marcas de alegria. O amor aqui compreendido como as relações, as relações com pessoas mas também com lugares, situações, encontros, festas, isso que dá tempero à vida.

Vento vadio? Se compreendemos vadiagem como tempo livre... Ivone e Délcio dedicaram um tempo para fazer esse samba, eu dediquei um tempo para ouvir, para pensar nas palavras que Ivone e Délcio escolheram, dediquei um tempo para produzir um sentido e, só depois, escrever este texto. Você está dedicando um tempo para ler. Esse tempo que está livre de outras preocupações, de outros fazeres, e está dedicado a essa nossa relação porque Ivone, Délcio, eu e você estamos tecendo com essas nossas linhas de raciocínio. Estamos fazendo a dança do pensamento!

Sonho meu, sonho meu / Vá buscar quem mora longe, sonho meu / Sonho meu, sonho meu / Vá buscar quem mora longe, sonho meu

Os gregos, dançarinos de pensamento, alguns séculos antes de Cristo inventaram a scholé: tempo livre das ocupações da casa, da família, da vida doméstica, dos assuntos religiosos, livre das crenças e ideologias. A scholé oferecia o tempo a ser ocupado com os temas da cidade, da pólis, tempo a ser ocupado com criação, com análise, com crítica, com produção de sentido. No latim, schola: tempo para produzir conhecimento. Escola para além de um prédio, escola como dança do pensamento.


Ivan Rubens




publicado no Jornal Cidade de Rio Claro em 4 de outubro de 2022